sexta-feira, 4 de março de 2011

Futebol *-*

O texto a seguir eu tirei do meu livro de história... achei super interessante (principalmente porque fala sobre o Inter, meu time querido >.<) e resolvi postar aqui pra vocês:


"O futebol chegou ao Brasil no século XIX, trazido pelos ingleses. Daí seu nome football, ou seja, bola nos pés. [...] O aparecimento do futebol no Brasil está diretamente ligado ao nome de Charles Miller, que, em 1894, depois de fazer vários cursos na Inglaterra, voltou ao Brasil trazendo duas bolas de couro, chuteiras, uniformes completos. Chales Miller organizou os primeiros jogos em São Paulo, com time formados, quase sempre, por jovens de famílias ricas, que, além de estudarem no exterior, podiam comprar o material necessário ao jogo.
[...]
Os clubes de futebol começaram a ser formados no século XIX. [...] Em 1900, eram criados o Sport Club Rio Grande e a Associação Atlética Ponte Preta, respectivamente em Porto Alegre e Campinas. Em 1902, foi fundado o Fluminense Futebol Club,no Rio de Janeiro. Pouco mais tarde, alguns times, tais como Corinthians, em São Paulo, Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, e o Internacional, no Rio Grande do Sul, começaram a arrastar multidões para os estádios. [...]
Embora o número de times de futebol crescesse em todo o país, a prática futebolística não se democratizara na mesma velocidade e o preconceito em relação aos jogadores pobres e negros continuava. O próprio presidente Epitácio Pessoa, em 1921, proibiu jogadores negros de participarem do selecionado nacional; os "cidadãos de cor", como dizia o presidente, não deveriam fazer parte dos campeonatos oficiais. [...]
Também para evitar a presença de jogadores pobres e negros, as ligas esportivas, controladas por grandes indústrias, lutavam contra a oficialização do futebol. Se o jogador passasse a ser profissional do esporte, receberia um salário para jogar, o que possibilitaria aos pobres e negros se dedicarem ao futebol. [...]
Essa questão gerou freqüentes discussões até mesmo na imprensa. [...]
Ao mesmo tempo em que corria discussão entre os que defendiam o futebol amador (brancos e elitista) e o profissional (que facilitaria a presença de homens pobres, brancos ou negros), a luta contra o preconceito também ia se desenvolvendo através dos pés de alguns jogadores, homens que, jogando magnificamente, se tornaram, alguns anos mais tarde, verdadeiras lendas do futebol."


Ou seja, os times como: Corinthians, Vasco da Gama e o Internacional eram contra o preconceito e foram fundados para que nesses times pudessem jogar negros, pobre e brancos. Os brancos tinham medo de ser igualados aos negros e pobres, que naquela época eram reconhecidos como inferiores à "raça" branca. Então, aí vem o motivo para eu odiar tanto o Grêmio... O Grêmio fazia parte dos racistas contra a "raça" negra e mestiça. 


E agora?? Vai continuar torcendo para um time cujo eram/são preconceituosos, racistas?? Preste atenção no que você está defendendo.... você torce, defende e do lado de racistas... Pode até ser sem pensar, mas agora que sabe a história toda e está ciente disso, você está mesmo contribuindo para o preconceito!


Gente, nesse post é só isso... esperem que tenham gostado.


Beijoos,
Etii

2 comentários:

  1. Fluminense eterno amoooor, é por isso que eu canto e visto esse manto, orgulho de ser tricolooor !!!"


    NADA Vê O QUE VOCÊ FALO NO FINAL, PQP, QUE SEM NOÇÃO!!!

    ResponderExcluir